8 ferramentas gratuitas essenciais para o Windows 7

Padrão

A famosa frase “há um aplicativo para isso” é muito desafiadora: há mesmo uma software para todos e para tudo que é necessário no computador? E, mais importante, essas aplicações são gratuitas? Em sua maioria, sim. A partir disso, separamos oito ferramentas preciosas para Windows; e amigo que é amigo repassa essas dicas…

1. Evernote
Ferramenta que até os usuários de Mac vão apreciar; ela é excelente para fazer anotações, principalmente em palestras e entrevistas, por exemplo. Conhecido por seu aplicativo para Android, o Evernote permite também ao usuário adicionar sons, fotos e vídeos às anotações, e então sincronizá-las para computadores locais ou remotos.

Na verdade, depois de capturar os conteúdos desejados ou ouvir os memorandos, esse material pode ser acessado praticamente de qualquer computador, smartphone e tablet no mercado: Windows, Mac OS X, iOS, Android e assim por diante. Além de tudo isso, as notas possuem um sistema de busca.

2. Easy Duplicate File Finder
Quantas cópias do mesmo arquivo, foto, música ou vídeo há no seu PC? Muito usuários têm duas ou três cópias, mas não fazem a mínima ideia de onde esteja – além de um medo paranóico que, ao deletar uma suposta “cópia” e descobrir, mais tarde, que não havia outra versão do arquivo. O resultado é uma soma infinita de arquivos repetidos. O Easy Duplicate File Finder ajuda na hora de encontrar essas duplicatas rapidamente e resolver esse dilema de maneira fácil e segura.

Apesar de não ser gratuito, outra opção que pode ser considerada é o Professional Desktop Protection da DataStore (99 dólares), que também faz backup e remove as cópias desses arquivos do desktop e de um HD externo.

appsgratuitoswin7-01.jpg

Não sabe o que é cópia e o que não é? O Remove Duplicate Files resolve

3. FastStone Photo Resizer
Ao transferir fotografias da câmera, elas podem, naturalmente, ser renomeadas, para que possam ser encontradas mais facilmente – contudo, muitas vezes pela quantidade de arquivos, isso mais parece castigo do que tarefa.

Com o FastStone Photo Resizer, as imagens podem ser renomeadas e redimensionadas, além de outros recursos, como a possibilidade de adicionar marcas d’água e texto, assim como cortar, rotacionar e mudar a profundidade de cor das fotos.  Entretanto, caso queira somente dar outro nome às fotos, uma alternativa mais direta é o File Renamer Basic.
4. Desktops
Criado pelos engenheiros da Microsoft, o Desktops eleva ao máximo o poder de seus monitores, proporcionando até quatro desktops virtuais para o usuário trabalhar. Em adição, há outras ferramentas muito interessantes de Mark Russinovich, co-criador do Desktops, como o ZoomIt (aplicativo para aproximação, bom para apresentações, por exemplo) e o BgInfo (que mostra detalhes sobre o sistema do PC direto na área de trabalho, em forma de uma camada sobreposta).

5. TeamViewer
Trata-se de um programa de reprodução de telas e transferência de arquivos que proporciona acesso remoto a um segundo computador, seja tanto para suporte quanto para resgatar um arquivo no computador de casa, que ficou ligado. Há outras ferramentas como essa no mercado, mas o TeamViewer é fácil de ser instalado, possui uma navegação simples, diversas maneiras de acessar os computadores parceiros e, finalmente, o melhor: é gratuito.

appsgratuitoswin7-02.jpg

O usuário pode visualizar não só a tela do outro computador, como também operá-lo remotamente

6. ClipTraining
Ótimo para empresas: o ClipTraining tem mais de 100 vídeos (mais de cinco horas de conteúdo) sobre treinamento para tarefas básicas no Windows 7, além de instruções para o Office e outras aplicações.

7. AllMyApps
Pegue todas as aplicações que você normalmente precisa baixar e instalar, uma por uma, mas, em vez disso, escolha esses programas de uma só fonte, baixe e instale-os em um único grupo. E um destaque para a variedade: o AllMyApps possui mais de 1.600 apps disponíveis.

8. Dropbox
Em sistema de computação em nuvem, o Dropbox permite ao usuário acessar seus 2 GB de espaço grátis (é possível adquirir mais espaço) para efetuar backups e transferir dados com facilidade de um sistema para outro. Esse produto é, também, uma ótima ferramenta colaborativa: diferentemente de um site FTP, o arquivo pode ser simplesmente arrastado de do computador para a pasta no Dropbox para sincronizá-lo e acessar os dados que o usuário achar necessário. Ele funciona no Windows, Mac OS X e Android, entre outras plataformas.

Fonte: PCWorld – Infoworld / EUA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s